Saúde e bem estar
Vendido em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, o pau-tenente pode ser encontrado nas formas de folhas secas, lascas de madeira, pó ou óleo essencial. Para preparar o chá, devem ser usadas as folhas.
Pau-tenente é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, diabetes, rosácea, infecções e inflamações.
O Pau tenente apresenta diversos benefícios para a saúde, dentre eles:
Ainda dobre o diabetes, a planta é bastante utilizada pelas populações como hipoglicemiante no controle das taxas de açúcar no sangue, confirmando o uso popular, um estudo foi realizado na Índia, e demonstrou que o consumo dos extratos do caule “Pau Tenente” tiveram a capacidade de controlar a glicemia e melhorar a tolerância ao açúcar em cobaias diabéticos tipo 2, melhorando ainda a obesidade associada com o diabetes.
No controle da dermatite seborreica facial, um estudo argentino demonstrou que uma pomada com apenas 4% de extrato de pau tenente foi mais eficiente do que os medicamentos convencionais utilizados para este fim, um segundo estudo argentino demonstrou que no caso de rosácea, a mesma pomada teve efeitos iguais ao dos medicamentos convencionais, sem qualquer efeito tóxico.
Contraindicações: Não são conhecidas contra-indicações formais do pau tenente, entretanto deve ser evitado por pessoas com alterações de hormônios sexuais ou por mulheres na menopausa, já que pode causar uma leve piora dos sintomas, também não deve ser usado por gestantes ou mulheres em amamentação.
Saúde e bem estar