Saúde e bem estar
A camomila pode ser usada na forma de chá, inalações, banhos de assento, compressas ou pomada, preparados com as flores secas desta planta.
Ao contrário do que muitos pensam, a camomila não é apenas um calmante natural, existem propriedades mais expressivas que essa na planta, sua principal indicação está no controle dos espasmos, contrações intestinais e uterinas, aliviando as indesejadas cólicas, até mesmo em crianças.
-Sobre o “Sistema Imunológico”, seus extratos são imunoestimulantes.
-Sobre o “Sistema Nervoso Central” apresenta uma leve ação ansiolítica e sedativa; num estudo com jovens com transtorno do déficit de atenção, a Camomila demonstrou redução da hiperatividade, da desatenção e da imaturidade.
-No cérebro, a camomila demonstrou a capacidade em reduzir os danos causados pelas isquemias cerebrais (derrame), sendo uma opção útil para a proteção neurológica.
-A camomila é capaz de promover a cicatrização da pele, melhorar inflamações das gengivas e possui uma expressiva ação contra o vírus do herpes labial.
-Como antialérgico, camomila impediu os efeitos anafiláticos, inibindo a liberação de histaminas, demonstrando excelente ação antialérgica.
-No caso da Diabetes, a camomila demonstrou capacidade de reduzir as taxas de glicemia e ao mesmo tempo proteger as células pancreáticas.
-Como antidiarreico, a camomila demonstrou excelente ação, confirmando seu uso tradicional neste fim.
-Para problemas gástricos, o extrato de camomila tem a capacidade de reduzir a acidez estomacal e auxiliar na cicatrização de úlceras.
-A camomila acalma e remove as impurezas da pele.
-A Camomila é uma planta segura, podendo ser administrada até mesmo em crianças pequenas, porém deve ser utilizada com cautela por mulheres grávidas por sua ação estimulante do útero.
Saúde e bem estar