Saúde e bem estar
As partes normalmente utilizadas da artemísia são as flores ou as folhas de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.
O chá de artemísia pode ser preparado com as flores ou as folhas dessa planta, para auxiliar no tratamento de má digestão, febre, cólica menstrual ou intestinal, dor de cabeça, ou ansiedade, por exemplo.
Ingredientes
Modo de preparo
Colocar as folhas da artemísia na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.
A Artemísia é uma planta medicinal muito reputada por suas propriedades reguladoras do ciclo menstrual e por conter bioativos controladores das cólicas uterinas, além disso, a planta possui propriedades afrodisíacas e estimulantes no organismo feminino.
É indicada para acalmar os nervos, dores de cabeça e enxaquecas, distúrbios menstruais, cólicas intestinais e uterinas, problemas digestivos e urogenitais.
A Artemísia possui propriedades que estimulam o sistema endócrino a secretar quantidades adequadas dos hormônios FSH e LH, contribuindo para o bom equilíbrio do ciclo menstrual e sistema reprodutor feminino.
Em fevereiro de 2015, a Artemísia ganhou notoriedade mundial, pois o “Instituto Nacional do Câncer de Milão” confirmou que em um experimento científico, um dos componentes da Artemísia que se chama “artemisinina” em experiências in vitro mostrou um efeito tóxico sobre as células cancerígenas, o que confirma o uso popular da Artemísia para o tratamento dessa finalidade; os resultados são promissores, mas são estudos preliminares que precisam ser concretizados com maior investigação
Saúde e bem estar