Banner Publicidade

Saúde e bem estar

PESQUISE PELO NOME DO PRODUTO, SINTOMA OU BENEFÍCIO

Barbatimão

Category:

Modo de ser consumido

Como usar

A parte normalmente utilizada do barbatimão é a casca, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, geralmente para o preparo do chá, pomada ou banhos de assento.

1. Chá de barbatimão

O chá de barbatimão ajuda a reduzir a inflamação, a retenção de líquidos ou problemas gastrointestinais.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de casca de barbatimão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Adicionar as cascas de barbatimão e a água em um recipiente e ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Em seguida, desligar o fogo e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar e beber este chá, 3 a 4 vezes por dia.

O chá de barbatimão também pode ser usado na forma de compressas, para aplicar sobre feridas ou úlceras na pele. Para isto, deve-se molhar uma gaze no chá, e aplicar sobre a pele afetada.

Descrição

O Barbatimão (Stryphnodendron barbatimam) é uma planta dotada de muitas propriedades benéficas à saúde, tendo maior destaque sua ação cicatrizante, anti-inflamatória e a de reverter lesões causadas pelo “Papiloma Vírus Humanos” o HPV.

O Barbatimão é muito utilizado para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta, úlceras, inchaços, verrugas genitais, hematomas na pele e inflamações do sistema reprodutor feminino.

-Como cicatrizante de feridas em diabéticos: Para as pessoas que sofrem de diabetes e tem problemas com cicatrização de feridas, o tratamento com Barbatimão pode apresentar excelentes resultados, pois, além de cicatrizar ele induz a formação de novos vasos sanguíneos na região das feridas, ajudando num melhor processo de cicatrização. O Barbatimão tem um excelente poder anti-inflamatório, ele consegue formar uma camada protetora nos tecidos lesados impedindo que microrganismos como bactérias se instalem e causem inflamações nas feridas.

-Barbatimão contra o HPV: Cientistas da UFAL “Universidade Federal do Alagoas” descobriram no Barbatimão a possibilidade de reversão das lesões de HPV, os condilomas acuminados, popularmente conhecidos como verrugas genitais, sendo o mesmo utilizado duas vezes por dia sobre as lesões em forma de tinturas (extrato) ou pomadas, além disso, a planta é muito utilizada para a saúde da mulher, sendo útil para combater inflamações do útero e ovários, hemorragias, gonorreia, e de reduzir o corrimento vaginal. (Para esta função temos um excelente extrato composto, chamado “Saúde da mulher”.

-Planta das Virgens: Também conhecido como planta das virgens o Barbatimão possui ação adstringente que comprime a musculatura vaginal, sendo bastante utilizado o seu extrato diluído em água, na forma de lavagem intima ou banhos de assento.

-Aliado contra a candidíase: Alguns estudos sugerem que o Barbatimão inibe o crescimento da Candida albicans, fungo causador da candidíase, que pode afetar tanto a cavidade oral quanto a região vaginal, gerando sintomas de candidíase. Isso ocorre pela ação dos taninos sobre a integridade da parede celular da levedura, afetando e inibindo o seu crescimento no organismo.

-Bom contra dores de garganta: Pelas propriedades anti-sépticas encontradas sobretudo na casca, o barbatimão pode contribuir no tratamento e alívio de dores de garganta.

 

Banner Publicidade

Saúde e bem estar