Saúde e bem estar
O chá de cavalinha é a principal forma de consumo desta planta, feito com o talo seco, podendo ser utilizado como diurético para auxiliar no tratamento de infecções urinárias, ajudar a emagrecer ou combater a pressão alta.
Ingredientes
Modo de preparo
Colocar o talo seco da cavalinha na xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.
Este chá não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida, para evitar desidratação e eliminação de alguns minerais essenciais para o corpo.
A Cavalinha apresenta em sua composição diversos nutrientes, como vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, saponinas, flavonoides e compostos hidrossolúveis derivados do silício, possui forte atividade diurética e antioxidante, além de ser um depurativo capaz de eliminar toxinas, metais pesados e favorecer o emagrecimento e saúde da pele.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a cavalinha é indicada em casos de inchaço por retenção de líquidos, já que os seus flavonoides e sais de potássio oferecem uma potente ação diurética.
Por ser fonte de vitamina C, a cavalinha oferece ação antioxidante, importante para neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
O silício é um mineral com propriedade remineralizante e, por isso, contribui para a manutenção de colágeno, favorecendo o aumento da elasticidade dos tecidos.
Outras Propriedades da cavalinha:
-Auxiliar no tratamento de problemas renais e urinários, como nefrite, cistite e infecções urinárias;
-Diminuir o fluxo menstrual abundante;
-Prevenir e tratar hemorragias nasais e no estômago;
-Diminuir a queda de cabelo;
-Auxiliar no tratamento de reumatismo, artrite e gota devido seu potencial anti-inflamatório;
-Diminuir a pressão arterial;
-Previne inflamações da próstata;
-Prevenir e ajudar no tratamento de frieiras.
Saúde e bem estar