Saúde e bem estar
COMO USAR
Fazer a decocção de uma parte da casca de cerca de 5 cm em 2 litros de água. Ferver até reduzir pela metade. Tomar uma xícara (chá) 3 vezes ao dia, durante uma semana.
Usam-se o pó da casca. Tomar uma colher de chá (3 g) misturado com água ou suco de frutas, 3 vezes ao dia. Tem também ação analgésica, anti-inflamatória , A tintura é citada como relaxante muscular em casos de artrite e reumatismo.
Propriedades terapêuticas:
Seu principal uso é dado como estimulante sexual e afrodisíaco, suas propriedades incluem ação analgésica, anti-inflamatória, relaxante muscular, antirreumático, antidiarreico e antioxidante.
Recentemente pesquisadores da Unifap descobriram no extrato etanólico do chichuá um grande potencial bactericida e fungicida inclusive contra a bacteria cândida albicans (candidíase).
Indicação terapêutica:
Impotência sexual, Artrite, resfriado, bronquite, hemorroidas, rim inchado, erupções de pele e prevenção do câncer de pele.
Uso popular e medicinal
Raiz e caule de chichuá são utilizados como analgésico, anti-inflamatório, afrodisíaco, relaxante muscular, antirreumático e antidiarreico. A espécie é indicada no tratamento de artrite, impotência, resfriado, bronquite, hemorroidas, rim inchado, erupções de pele, prevenção do câncer de pele, entre outros.
Nativos da região amazônica fazem a extração do óleo de chichuá fervendo a casca do tronco da planta até o cozimento. Quando o volume é reduzido pela metade o extrato é retirado do fogo, sendo então utilizado oral ou topicamente.
O óleo de chichuá tem aplicação cosmética devido as suas propriedades relaxante, anti-inflamatória e analgésica, podendo servir como um aditivo em óleos de massagem e cremes para a noite. O óleo é também antioxidante, característica valiosa tendo em vista a crescente procura por produtos naturais contra o envelhecimento.
Saúde e bem estar