Saúde e bem estar
O Chá de Cordão de frade é ótimo para uma alimentação natural e saudável.
Como fazer o Chá de Cordão de Frade:
Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
O Cordão de Frade, também conhecido como Cordão de São Francisco é originário da África e das Índias Orientais, chegou ao Brasil junto com os primeiros descobridores e espalhou-se praticamente por todo o país, concentrando-se nas regiões litorâneas.
Possui ação antiasmática, tônica, estimulante estomacal, antiespasmódica, diurética e antirreumática, sendo indicada em casos de infecções das vias respiratórias, pulmões e brônquios; disúria; reumatismo e externamente para tratamento de úlceras (feridas). O efeito antiasmático baseia-se no fato dos princípios ativos da planta atuarem a nível de receptores β2 adrenérgicos encontrados no tecido do músculo liso respiratório, uterino e vascular. Também pode agir por inibição da fosfodiesterase muscular. Desenvolve um efeito broncodilatador por aumentar os níveis de AMPc das células musculares respiratórias. É possível que os terpenóides sejam os responsáveis pelas suas atividades. Previne ou ameniza espasmos e cólicas. Estimula secreção e eliminação de urina, diminuindo o nível de ácido úrico. Apresenta certo efeito anestésico.
*INDICAÇÕES:
– Reduz os níveis de ácido úrico no sangue e sintomas da gota;
– É expectorante e atua nas doenças respiratórias como gripes com catarro, bronquite, asma, rinite, sinusite, tosse e dor de garganta;
– Ajuda no controle da hipertensão;
– Benéfico para o coração pois fortalece o musculo cardíaco;
– No intestino: combate intoxicações alimentares e indigestão;
– Nas articulações trata os diversos reumatismo, artrites;
– Aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, sendo indicado contra a anemia;
– Trata todos os tipos de febre, inclusive a malária;
– Problemas no estômago;
– Dores de cólicas,
– Fraqueza física;
– Cistite;
– Nevralgias.
Saúde e bem estar