Saúde e bem estar
Modo de fazer: lavar as 20 folhas, juntar a 02 litros de água fervida, deixar esfriar (não retirar as folhas, não coar) e tomar 300 ml em jejum (na prevenção de doenças) ou 2 a 3 vezes por dia, em tratamentos, Outra forma colocar uma colher de sopa de folhas de jaramataia em 2 litros de água em ebulição, abafar, coar e tomar durante o dia (conservar na geladeira). Tomar 200 ml em jejum e antes de dormir.
Vitex gardneriana Schauer é uma das poucas Verbenaceas arbóreas encontradas no sertão nordestino, conhecida popularmente como “jaramataia”, usada tradicionalmente por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas e seu suposto potencial antitumoral.
Principais usos da Jaramataia: Hiperplasia prostática, inflamações gerais, candidiase (tópico), doenças renais, diabetes (hipoglicemiante), analgésico, muito popular para dores na coluna e hipnótico (que prolonga a qualidade do sono).
Uma avaliação preliminar da atividade biológica e toxicidade Aguda de Vitex gardneriana Schauer (Jaramataia), realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mostrou que mesmo em doses elevadas a planta não apresentou toxicidade. O mesmo estudo ainda evidenciou sua atividade anti-edematogênica em cobaias, demonstrando seu real potencial anti-inflamatório, As folhas são usadas na medicina popular como calmante, anti-inflamatório e analgésico, contra verminose, gripe, “estalecido” (regionalismo nordestino para “afecção nos dentes, resfriado”), gases, dor de barriga, sinusite, inflamação na próstata, dor nos ossos, problemas nos rins e coluna ,
● Hipertensão arterial (pressão alta)
● Próstata
● Nódulos nas mamas
● Cicatrização operatória
● Dores na coluna
● Mioma uterino
● Bursite
● Cálculo rena
Saúde e bem estar