Saúde e bem estar
O chá verde pode ser preparado sozinho ou junto com limão e folhas de menta, por exemplo, ajudando a diminuir o sabor forte do chá verde.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela ou chaleira, adicionar as folhas de chá verde e apagar o fogo. Cobrir a panela ou chaleira e deixar repousar por 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber frio ou morno. É recomendado tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, que devem ser entre as refeições. Já para pessoas que possuem pressão alta, a recomendação é ingerir o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia.
A Cammelia sinensis é utilizada pelos chineses e indianos há pelo menos 4 mil anos, dela nasce o chá verde, que sempre esteve associado a propriedades medicinais, tendo sido utilizado para tratar desde males digestivos até problemas de pele.
Nos últimos anos inúmeros estudos científicos têm comprovado um a um os principais benefícios do chá verde, sobretudo na manutenção da saúde e da boa forma.
A planta apresenta altas concentrações de agentes antioxidantes, que ajudam a neutralizar a ação nociva das toxinas sobre a estrutura celular, prevenindo não somente o envelhecimento precoce, como também o surgimento de diversos tipos de doenças, entre elas o câncer.
O consumo do seu extrato, proporciona um verdadeiro detox no organismo, e além de gerar saciedade e facilitar a digestão, contribui de forma saudável para um real emagrecimento, além disso, apresenta atividade termogênica e altas concentrações de cafeína, acelerando a queima de gordura e a redução de medidas, por esta razão o chá verde está sempre presente nas dietas de emagrecimento.
Inúmeros estudos atestam as propriedades benéficas da Camélia (chá verde) para pacientes com Alzheimer, AVC , osteoporose e doenças cardiovasculares.
A camélia sinensis também estimula e desintoxica o fígado e auxilia no controle do colesterol.
A Planta também contribue para o controle das taxas de açúcar do sangue, além de previnir o surgimento de estrias e celulite, de retardar o envelhecimento e aumentar a longevidade e expectativa de vida de quem o consome regularmente.
Alguns estudos têm demonstrado que o consumo do extrato de chá verde, pode afastar doenças relacionadas ao declínio da mente, como o Alzheimer; um estudo realizado na Austrália revelou que a bebida pode proteger o cérebro de certos tipos de demência, pois os compostos polifenóis presentes no chá apresentam propriedades neuroprotetoras, principalmente contra duas substâncias danosas nessa doença: o peróxido de hidrogênio e uma proteína chamada beta-amiloide, O consumo regular de chá verde ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, de cólon, de estômago, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga, já que é rico em antioxidantes que evitam os danos causados pelo excesso de radicais livres às células, Além disso, as catequinas presentes em grandes quantidades no chá verde fortalecem o sistema imunológico, ajudando a evitar a formação de células cancerígenas, por ter um efeito diurético, o chá verde ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, desinchando e ajudando na perda de peso, O chá verde possui grande quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo, assim, o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce, previne gripes e resfriados,doenças do coração , melhora a saúde dental, previne diabetes,melhora o desempenho durante os exercicios e mantém a saúde do intestino.
Saúde e bem estar