Banner Publicidade

Saúde e bem estar

PESQUISE PELO NOME DO PRODUTO, SINTOMA OU BENEFÍCIO

Graviola

Category:

Modo de ser consumido

  • Chá Infusão
  • Chá Decoação
  • Compressa local
  • Comestível
  • Salada
  • Tintura
  • Capsulas

Descrição

GRAVIOLA

 

Além da polpa, as folhas da graviola também podem ser usadas no preparo de chás. A graviola é fonte de fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, promovendo o controle dos níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes. Contendo ótimas quantidades de vitamina C e flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem o excesso de radicais livres e reduzem as inflamações, ajudando a aliviar problemas gástricos, como úlceras e gastrites, e prevenir o surgimento de doenças, como pressão alta e catarata.

A graviola possui propriedades anti-inflamatórias promovendo a redução de citocinas pró-inflamatórias, que são produzidas no organismo em caso de inflamação, sendo muito útil para melhorar os sintomas de algumas doenças inflamatórias, como artrite, artrose e reumatismo. Contém também ótimas quantidades de antioxidantes que protegem as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina, evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes. Por ter umas grandes quantidades de fibras, que diminuem a velocidade de absorção de açúcar, ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, promovendo o controle da diabetes em pessoas que já têm a doença.

Por conter luteína, que é um composto antioxidante importante para manter a saúde ocular, a graviola ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças, como catarata e degeneração macular, que está associada à idade e causa danos à visão, incluindo a perda da visão.

A graviola possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem os danos causados pelos radicais livres no estômago e favorecem a diminuição da acidez gástrica, sendo um alimento muito benéfico para proteger o estômago, melhorar a digestão e ajudar a controlar algumas doenças, como úlceras e gastrites. A folha graviola contém anonaina e asimilobina, compostos com propriedades relaxantes que agem no sistema nervoso central, interagindo com a serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, melhorando, assim, a ansiedade e o estresse.

Contém potássio, um mineral essencial para ajudar a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, promovendo o controle da pressão arterial. Essa fruta também possui antioxidantes que promovem a saúde das artérias e relaxam os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, no controle da pressão alta.

Por ser rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, como vitamina C, e quercetina, a graviola ajuda a combater o excesso de os radicais livres e fortalecer as células do sistema imunológico, evitando o surgimento de situações como alergias, gripes e resfriados. A polpa da graviola contém em torno de 82 g de água, sendo um importante alimento para melhorar a hidratação do corpo, podendo ser consumida durante os climas mais quentes ou durante as práticas de atividade física, ajudando a prevenir a desidratação.

Estudos recentes, mostraram que a graviola é rica em acetogeninas, um grupo de compostos metabólicos que possuem efeito citotóxico, podendo, assim, combater as células cancerígenas. Além disso, observou-se em alguns estudos que o consumo da graviola a longo prazo pode prevenir e tratar diversos tipos de câncer, como de mama, de cólon, de pulmão e de próstata. No entanto, todos os estudos foram feitos somente em laboratórios, com células isoladas e animais, sendo necessário ainda realizar pesquisas em seres humanos para comprovar o possível efeito dessa fruta sobre as células cancerígenas.

Banner Publicidade

Saúde e bem estar