Saúde e bem estar
MELÃO DE SÃO CAETANO
É uma planta medicinal com ação cicatrizante e antimicrobiana, sendo muito usada para ajudar no tratamento de alguns problemas de pele, como picada de inseto, feridas ou eczema, que é uma inflamação na pele causada por alergia a algum medicamento, tecidos ou cremes, por exemplo. Além disso, essa planta medicinal, cujo nome científico é Momordica charantia, também possui ação hipoglicemiante, podendo ser indicado na forma de chás para complementar o tratamento da diabetes.
Entre as propriedades do melão-de-são-caetano estão a ação cicatrizante, antirreumática, hipoglicemiante, antibiótica, antiviral, antidiabética e adstringente. Assim, essa planta pode ser usada para:
O melão-de-são-caetano também é eficaz no processo de desintoxicação, ajudando a eliminar toxinas do organismo pela urina, fezes ou suor, após o uso prolongado de medicamentos ou excessos na alimentação.
QUEM NÃO DEVE USAR
O melão-de-são-caetano não deve ser usado por mulheres grávidas, pois pode causar contrações uterinas e aborto espontâneo. Essa planta medicinal também não deve ser usada por crianças, mulheres em período de amamentação, pessoas com diarreia crônica, hipoglicemia, problemas no fígado ou que tenham deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD).
Além disso, pessoas que usam insulina ou medicamentos para o controle da diabetes, como metformina ou glibenclamida, por exemplo, devem consultar um médico antes de usar o melão-de-são-caetano, porque essa planta pode interagir com esses medicamentos, causando hipoglicemia. Por isso, é aconselhado consumir o melão-de-são-caetano somente sob a recomendação de um médico, ou um especialista no uso de plantas medicinais.
Saúde e bem estar